Autor Tópico: Breve História da Informática  (Lida 570 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Athena

  • Administrador (a)
  • Mestre
  • *****
  • Mensagens: 1635
  • Total de Likes: 1699
  • Sexo: Feminino
  • Deus não joga aos dados (Albert Einstein)
  • Referidos: 0
Breve História da Informática
« em: Julho 17, 2016, 01:24:08 pm »
Sem permissão para ver imagens. Sem permissão para ver links. Regista te ou Entra


Hoje a tecnologia que os hardware oferecem é sem dúvida algo muito luxuoso, mas você sabe quais as mudanças e transformações que a informática sofreu até se tonar o que é hoje? Sem dúvidas o texto que você vai ler agora, é uma grande aula de história, só que da informática.

Precedentes da informática
Para entender esta grande criação, temos que conhecer alguns fatos que deram vida a informática e tudo teve início em 1642, quando o matemático e filósofo francês Blaise Pascal cria a primeira calculadora do mundo baseado em seus algorítimos.

Inicia-se então a partir deste período muitas pesquisas a respeito do assunto, que se aprofunda apenas em 1847, quando o matemático inglês George Boole cria o primeiro sistema binário (0 e 1), isso possibilitou a criação de processadores, que trabalhavam interpretando a sequência de 0 e 1 e a transformando em alguma informação, isso foi realizado pelo norte-americano Herman Hollerith fundador da Tabulating Machine Company, precursora da IBM, ele foi o criador de um processador de dados eletromecânico conhecido como cartão perfurado. Apesar de todas estas descobertas terem sido vitais para a informática, nenhum destes homens imaginava o que estava prestes acontecer.

O primeiro computador do mundo
O primeiro computador do mundo surge em 1931/1930 quando Vannevar Bush, coordenador de um centro de pesquisa sobre ciência desenvolveu o primeiro computador, que ainda não executava tarefas avançadas, era somente uma simples calculadora analógica.

O sistema analógico permitia gerar sequências numéricas infinitas, o que deixava a grande calculadora muito vulnerável a erros, a solução então foi usar a tecnologia de George Boole, o sistema binário.

Com este sistema qualquer valor gerado pelo computador além de 0 e 1 não seria interpretado pela máquina, que posteriormente seria descartado.

A guerra e a evolução
Durante a Segunda Guerra mundial, o computador teve uma grande importância, ao menos para os Estados Unidos. Computadores foram usados para codificação de mensagens secretas e também para calcular a trajetória de mísseis.

Algum tempo depois em 1946 foi criado o ENIAC, um computador de 30 toneladas, 170m² e 18k de válvulas. Este computador foi responsável para fazer os cálculos no desenvolvimento da bomba atômica, apesar de ser de grande importância ele não era perfeito, sendo que de 2 em 2 minutos era perdida uma válvula por sobrecarga, que resultava na perda de um componente.

O silício
Em 1954 a empresa Texas Instruments cria o primeiro transistor utilizando silício, por ser um material semicondutor muito abundante.

Logo após 2 anos, o centro de pesquisas MIT cria o primeiro computador utilizando transistores, a partir daí surge a técnica de criação de placas de circuíto impresso, as famosas PCIs, porem não no mesmo tamanho que temos hoje, eram elas muito maiores que as atuais.

A criação do Disco Rígido
Quase 10 anos depois da introdução do silício na informática surge o que hoje conhecemos por disco rígido, em 1962 foram utilizados os primeiros discos para armazenamento de informações no computador, este era um disco magnético que antes dele eram utilizadas fitas magnéticas, o que atrapalhava na gravação de dados, pois poucos dados podiam resultar grandes rolos de fitas.

A corrida espacial
Sem dúvida alguma a corrida espacial, disputa entre os Estados Unidos e a União Soviética, acabou por favorecer a tecnologia de modo impressionante e principalmente o ramo da informática.

Em meados dos anos 60 os norte-americanos criaram um centro de pesquisas de tecnologia avançada, o ARPA. Este centro possibilitou grandes avanços, um exemplo deles é a rede descentralizada que hoje é chamada de Internet.

O que você vê é o que você obtém
Visto que era necessário a interação do homem com a máquina, criaram o termo Homem-Máquina, que se resume em dispositivos como Mouse e interface gráfica, foi desenvolvida apenas em 1970 pela empresa Xerox, o sistema tratava-se de uma comunicação visual que manipulava o computador através de ícones que foi chamado inicialmente de WYSIWYG (What You See is What You Get). Antes disso em 1968, Douglas Engelbart criou um sistema com mouse, teclado e janelas.

O início dos microprocessadores
Em 1971, surge a tecnologia Large Scale Integration, que permitiu juntar vários circuítos lógicos criando o circuíto integrado. Os principais microprocessadores foram o 8080 da Intel, Zilog Z80 CPU e MOS 6502 que estiveram presentes nos microcomputadores da época.

Microsoft
Em 1980, Bill Gates e Paul Allen fundaram a Microsoft com ajuda da IBM, que logo começaram investir em sistemas operacionais e microcomputadores pessoais.
   
Apple
Steve Jobs e Steve Wozniak criaram o microcomputador chamado Apple, que em vários meses de trabalho surgem os primeiros caracteres na tela em resposta ao teclado, que logo foi aprimorado e lançado como Apple II, foi o primeiro computador com unidade de disco flexível e foi um dos computadores 8 bits mais marcantes na indústria e comércio da época. Também foi um importante concorrente dos microcomputadores MSX, confira Aqui sua história.

IBM PC e MS-DOS
Vendo o sucesso da Apple, a IBM, persuadida pela Microsoft, lança sua linha de computadores IBM PC de 16 bits. Com grande sucesso lançaram o IBM PC XT, tal fato ocorreu em 1983 e este computador possuíam sistema PC-DOS, um disco rígido de 10 MB e microprocessador Intel 8088 com soquete para coprocessador matemático 8087. Logo depois do lançamento do 8086, a Intel investiu em melhorias, produzindo os microprocessadores 80186 suportáveis pelo sistema MS-DOS da Microsoft, que foi o caminho para o grande destaque 80386, primeiro microprocessador de 32 bits que trouxe uma evolução histórica, dando oportunidades para o lançamento do Windows 3.11 de interface gráfica e versões melhoradas do MS-DOS.

Lisa e Macintosh
Enquanto isso a Apple lançava o Lisa, primeiro microcomputador pessoal da época e que seria puramente uma obra de Steve Jobs, o Macintosh que são computadores fáceis de interagir por sua interface gráfica e com mouse, apesar de ter grande sucesso era considerado um computador de alto custo e limitado se comparado ao IBM PC, pois o mesmo além de ser mais barato era desenvolvimento em uma arquitetura mais flexível e aberta para o desenvolvimento de microcomputadores. Uma curiosidade é o nome Lisa dado ao microcomputador de Steve Jobs, foi uma homenagem a sua filha Lisa Brennan-Jobs.

Rivalidade
A rivalidade de Steve Jobs com Bill Gates, já é muito conhecido na área da tecnologia que foi retratada no filme Piratas do Vale do Silício. A relação de Jobs com Gates foi de certa forma balanceada em rivalidade e amizade, ambos firmaram acordos milionários como no caso em que a Apple necessitava de bons editores de textos onde a Microsoft possuía o Word. E quando a Apple após o lançamento do iPod, disponibilizou seu serviço de música, o iTunes, para o Windows.

Na biografia autorizada de Jobs, Walter Isaacson relata um encontro entre Steve e Bill. Steve Jobs estava debilitado demais para levantar de sua cama, devido ao câncer que foi tratado de maneira tardia, quando recebeu a visita de Bill Gates. Ambos passaram um bom tempo conversando sobre suas famílias e suas vidas. A tal visita aconteceu pouco antes da morte do cofundador da Apple em 2011.

O salto para o futuro
Logo após isso a Microsoft lançou o Windows, em 1985, seguido da World Wide Web (www), criada por Tim Berners-Lee, muito pouco tempo depois Linus Torvald lança o sistema operacional de código aberto, o Linux e com todas essas tecnologias, foi possível criar o Pentium, computador lançado pela Intel que possibilitou a evolução de todos os computadores atuais.

O que tornou a Microsoft em uma plataforma viável desde aquela época para games, o responsável por isso foi o funcionário Gabe Newell, que durante os anos 90 foi o produtor nas três primeiras edições do Windows. Em 1993, o game Doom foi lançado para Windows assim como outros grandes nomes. Gabe fundou a Valve e a plataforma Steam, responsável pelos games épicos Half-Life, Counter-Strike e Portal.

O Google começou em janeiro de 1996 como um projeto de pesquisa de Larry Page e Sergey Brin, quando ambos eram estudantes de doutorado na Universidade Stanford, na Califórnia. Foi o primeiro site de pesquisa da Internet e atualmente é umas das principais empresas multinacionais de serviços online e software.

A evolução do Windows
O sistema operacional mais utilizado mundialmente, o Microsoft Windows teve várias versões importantes e muito conhecidas como o Windows 95, 98, 2000, XP, Vista, 7 e atualmente esta nas versões 8 e 8.1.

O notebook mais fino do mundo
Os sistemas operacionais da Apple também tiveram destaque tanto nos computadores e smartphones como Macintosh, iPhone e iPad. No ano de 2008, Steve Jobs anunciou o Macbook Air, denominado como o notebook mais fino do mundo, foi lançado em 29 de Janeiro de 2008.

A criação do Android
Atualmente, o sistema operacional mais utilizado nos smartphones, baseado no núcleo do Linux. Criado pela Open Handset Alliance, liderada pela Google e vem sendo utilizado por grandes fabricantes de celulares como HTC, Samsung, Sony, Motorola e LG.

O Facebook[/b]
O Facebook foi fundado por Mark Zuckerberg em 2004 e por seus colegas de quarto da faculdade Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes. A criação do site foi inicialmente limitada pelos fundadores aos estudantes da Universidade de Harvard. Em 2012, atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos, começando a era Facebook. Mark Zuckerberg também comprou o Instagram, Oculus Rift e Whatsapp.

Portanto, são muitos fatos e inovações tecnológicas que conhecemos. Garanto que muitos de vocês que usam estas tecnologias de hoje não sabiam que tudo isso foi necessário para criar computadores que hoje cabem dentro de uma simples bolsa.

Sem permissão para ver links. Regista te ou Entra


A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
(Albert Einstein)

Tags: