Crenças e Superstições Relacionadas com Objectos

Iniciado por Nice_Man, Outubro 19, 2017, 09:44:50

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Nice_Man

1 - Encontrar objetos perdidos:
– Reza a Santo António - Uma das formas de encontrar algo que desapareceu, é fazer uma oração a Santo António: "Santo António vai com o
meu (minha), (cita-se o objeto perdido), à missa. Depois, reza-se um Pai Nosso, uma Avé Maria e uma Glória ao Pai.
– Atar os "tomates" ao diabo - Outra forma de achar os objetos perdidos, é "atar os tomates ao diabo",. Para isso, deve-se proceder da seguinte maneira:
pegar num fio ou cordão, dar nove nós, e em cada nó que se dá, vai-se dizendo: -diabo dá-me aquilo que é meu. Finalmente, colocar uma pedra ou
algo pesado sobre este fio. Quando o objeto aparecer, deve-se desatar os nós, porque caso contrário o diabo não nos deixa em paz.

2 – Espelhos - Quem partir um espelho, terá sete anos de azar.

3 - Guarda-chuva - Dentro de casa, o guarda-chuva deve ficar sempre fechado, pois se for aberto, traz má sorte para as pessoas da casa.

4 - Vassoura - Colocar uma vassoura com o cabo para baixo atrás da porta,  afugenta as visitas indesejáveis.

5- Ferradura – Deve colocar-se uma ferradura atrás da porta de casa, virada ao contrário, porque esta tem duas funções: afastar o mal e trazer a sorte para dentro da casa e das pessoas que a têm.

6– Escada – Não se deve passar por baixo de uma escada, uma vez que traz o azar para quem o faz.

7– Lenços – Oferecer lenços significa "apartamentos" entre a pessoa que oferece e a que recebe. Para evitar isso, a pessoa que recebe o lenço, deverá
dar simbolicamente uma moeda, como forma de pagamento a quem está a oferecer.

8 – Tesoura – Tesouras abertas dentro de casa dá azar.

9 – Faca – Oferecer facas, significa cortar relações. A forma de quebrar este efeito, é dando uma moeda como forma de pagamento, à pessoa que ofereceu
a faca.

10 – Talheres cruzados – Significa zangas em casa.

11 – Relógio – Ter relógios parados em casa, dá azar. Antigamente, quando morria alguém em casa, o espelho era tapado com um lençol e os relógios tinham de ser parados.

12 – Chapéu – Não se deve colocar o chapéu em cima da cama ou da mesa onde se come, porque dá azar ou pode ser sinal de doença.

13 – Sapatos –– Não se deve colocar os sapatos em cima da cama ou da mesa porque atrai o azar e a doença.

14 – Vestuário branco em janeiro – Segundo o adágio popular, roupa branca em janeiro é sinal de pouco dinheiro.

15 – Varrer para fora de casa- Não se deve varrer para fora de casa, pois isso significa deitar fora a sorte.

16 – Vestuário do avesso – Vestir uma roupa do avesso, sem nos apercebermos disso, é sinal de presente.
Portugal Sobrenatural - Comunidade Ligada ao Paranormal e Sobrenatural

Nice_Man

Ver uma estrela cadente

Segundo a crença popular, se você ver uma estrela cadente, faça um pedido porque é garantia de que ele vai se realizar.


Achar um trevo de quatro folhas


Segundo a crença, achar um trevo de quatro folhas deixa qualquer pessoa imune ao azar.


Gato preto


As superstições em torno do gato preto são algumas das superstições mais conhecidas e populares da atualidade. Na idade média, acreditava-se que os gatos eram bruxas transformadas em animais. Por isso a crença diz que cruzar com gato preto traz má sorte. Porém, a boa ou má sorte que eles possuem é dependente de onde você vive no mundo. Na Grã-Bretanha e Japão, se um gato preto cruzar seu caminho, é considerado sinal de boa sorte.


Derrubar sal


A superstição diz, se você derrubar sal, para que evitar o azar, pegue um pouco do sal derramado e jogue pelo o ombro esquerdo. Nos tempos bíblicos, o sal era um produto caro. Derramar sal era quase uma ofensa sacrílega. O infrator jogaria sal sobre seu ombro esquerdo para afastar o demônio.


Abrir guarda-chuva dentro de casa


Segundo uma tradição, abri-lo dentro de casa traz infortúnios e problemas aos familiares. Algumas pessoas acreditam que se houver uma pessoa doente na família, abrindo um guarda-chuva dentro de casa irá torná-los mais doentes.



Encontrar uma ferradura


A crença surgiu na Grécia antiga, onde os cavalos eram considerados animais sagrados. Se a ferradura de um cavalo for  pendurada com as duas pontas da ferradura para cima na porta de uma casa, ela vai atrair boa sorte. A idéia por trás disso é que a sorte irá derramar se a ferradura ficar virada para baixo. Mas a ferradura encontrada deve ser perdida por um cavalo para que traga sorte.



Quebrar um espelho


Quem quebrar um espelho, a superstição diz que serão sete anos de má sorte. Ficar se admirando num espelho quebrado é ainda pior. Significa quebrar a própria alma, e ninguém deve se olhar num espelho à luz de velas. Para reverter a má sorte, você é suposto a enterrar as peças, uma por uma, à luz da lua.


Passar por de baixo da escada


Passar por debaixo de uma escada há muito tempo tem sido considerado sinal de má sorte. Alguns acreditam que na época medieval, uma escada inclinada se assemelhava com uma forca, por isso, se você passou debaixo de uma escada, estava garantindo sua própria morte por enforcamento. Uma outra superstição, diz que passar por de baixo da escada pode trazer má sorte, mas quem já estiver azarento e passar embaixo da escada elimina todo seu azar, pois ele é quebrado no mesmo instante.



Coceira na mão


Não se sabe exatamente onde surgiu esta crença, mas segundo a superstição, uma coceira na mão é sinal de que você está prestes a receber uma grande quantia de dinheiro.


Sexta-feira 13


A origem da ligação entre má sorte e sexta-feira 13 é obscuro. A coisa toda pode ter origem desde os tempos bíblicos (o 13 º convidado na Última Ceia traiu Jesus). Desde então toda sexta-feira 13 é um dia perigoso e podem ocorrer fatos ruins para as pessoas. O número treze é tão temido que há lugares onde os prédios não possuem o décimo terceiro andar.
http://resumodanet.com/2011/11/top-10-supersticoes-mais-comuns-no.html
Portugal Sobrenatural - Comunidade Ligada ao Paranormal e Sobrenatural

Amunet


Espirito

Existe sempre muitas duvidas sobre estas superstições, mas facto é que andamos sempre a tentar evita-las, ás vezes mesmo de uma forma inconsciente.
Pessoalmente a questão da escada é mesmo de evitar, nunca se sabe quando a pessoa que está em cima da mesma deixa cair alguma coisa e se passamos por baixo da mesma ...olha tumba já foste  8) .