Uma meditação pessoal sobre o sofrimento

Iniciado por Mr.MorningStar, Novembro 02, 2016, 15:38:20

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Mr.MorningStar

Posso fazer uma pergunta: porque querem sofre?
Sofrer é uma consequência de uma decisão. Todo o sofrimento do ser humano é consequência das más decisões que toma.
Não se pode culpar ninguém de consequências do nosso sofrer, porque, ele manifesta-se sempre dentro de nós, mas, a manifestação do nosso ser erradica energia negativa que influência a decisão de outro ser.
Que fazer, pois, para não sofrer? Em primeiro, é preciso compreender que sofrer não é um castigo, mas, uma aprendizagem. Quando alguém sofre está a receber uma lição valiosa, que o ensinará a tomar melhores decisões futuras. E quando essa lição é vista como uma lição que é e não como um castigo, a energia desse sofrer torna-se positiva e possibilita uma aprendizagem coletiva. Quando alguém aprende, recebe energia positiva.
Ao manifestar-se esta disposição perante a lição do sofrimento, geramos evolução para nós e para os que nos rodeiam. Espalhamos luz que se propaga e ilumina tudo ao redor.
O sofrimento não deve ser silenciador, mas, um motivo para criar laços entre seres humanos, que tão desesperados estão de laços de amor.
Comece por entender o seu sofrimento e a responsabilidade que lhe acarreta pessoalmente. Analise-o com calma, sem pressas e sem julgar a si, nem ninguém. Como disse, o sofrimento é uma lição e a lição é ensino, que significa que sofre por não saber. Se lhe disseram que ignorância é felicidade, então, enganaram. Saber, compreender esse saber e aplica-lo é gerador de uma felicidade imensa para a vida.
Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

Athena

Tudo o que escreveste, faz parte de ser humano, no seu todo.
A vida oferece bons e maus momentos. Temos de saber adaptar-nos a eles e dar a volta por cima. O sofrimento surge como forma de vermos o que está mal na nossa vida e mudar o que tiver de ser mudado.
A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
(Albert Einstein)

Pucca

Tudo faz parte da nossa evolução, há momentos para sofrer, há momentos de alegria.
O grande problema hoje em dia é que olham para o sofrimento como algo patológico, então vamos lá tomar uns comprimidos para não sofrer, assim ficamos seres incapazes de lidar com os obstáculos da vida e de ter essa aprendizagem. A nível de evolução da alma cria-se uma estagnação a esse nível e nunca mais saímos da cepa torta.

É saudável rir, sentir alegria, bem como o é chorar e sentir tristeza, tudo faz parte da condição humana, tem de ser assim, não somos robots que reagem todos da mesma maneira aos mesmos estímulos, embora socialmente quanto mais robotizados estivermos melhor, mais adaptados estamos a esta geringonça.

Se perdermos as emoções perdemos a humanidade e passamos a ser uns carneirinhos cegos, surdo e mudos, sem vontade própria que fazem o que lhes mandarem, apenas porque sim.