O Espiritismo ainda existe?

Iniciado por tugamarafado, Setembro 19, 2017, 17:23:26

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

tugamarafado

Olá a todos,

Antes demais quero dizer que este texto não é contra ninguém nem contra o espiritismo e muito menos contra aqueles que o seguem, é sim, uma visão de quem está fora do sistema e que nem em Deus acredita.

O espiritismo é uma filosofia bastante interessante, penso que uma  das mais notáveis diferenças do espiritismo (sobre outras religiões e doutrinas) será o possível contacto com o "mundo" dos que já partiram, dando assim, uma prova da existência desse "mundo".

Depois de contactar 4 centros consegui verificar que todos eles acham que primeiro devem doutrinar e só depois mostrar as supostas (supostas pois não encontrei ninguém que conseguisse provar/mostrar o quer que seja) evidencias.

Para os centros até parece mal pois não conhecem as suas origens. Caso Kardec tivesse que "levar" com as teorias e só depois visse os fenómenos, de certo que não existia Kardec e muito menos espiritismo (como apresentado hoje em dia). Qualquer um pode encontrar essa informação desde que estude quem foi Allan Kardec.

Se Allan Kardec teve que ver para acreditar porque é que os outros tem que acreditar antes de ver?

Todos estes centros (os que contactei) nunca é possível ter uma consulta com um médium. Inúmeras desculpas são dadas, confesso que acho que os médium não passam de um engodo para levar as pessoas aos centros, tive respostas desde que teria que frequentar o centro durante um mês até à resposta de que os médium eram apenas para trabalhos da casa (nesta ultima resposta não percebi o que queriam dizer) entre outras respostas.

Na minha opinião, a filosofia espirita transformou-se numa religião e perdeu o seu objectivo (estudar e dar a conhecer). Transformou-se em mais uma igreja com todas as suas burocracias e poderes instalados. (acredito que existem pessoas de boa fé dentro destes centros e que nada tem a ver com esta transformação).

Gostava tentar saber se apenas encontrei os 4 casos maus existentes em Portugal, ou se é prática comum dos centros estas atitudes. Assim deixo a pergunta:

Alguém sabe de um centro em que qualquer pessoa possa entrar, pedir uma consulta e não tenha que "dar" nada em troca?

Um abraço a todos!

Sky

Olá tugamarafado

Não serei a melhor pessoa para te responder, até porque só entrei uma vez numa casa espirita. E sim, têm muitas burocracias e médiuns apenas para trabalho nos centros, onde tive oportunidade de os ver trabalhar.
Mas posso perguntar o que te leva a essa procura?

tugamarafado

Olá Sky,

Tive a perda de alguém muito importante na minha vida, o que me levou a estudar um pouco mais sobre doutrinas, filosofias e religiões na tentativa de encontrar a verdade.

Como não acredito em nada nessa área, resolvi dedicar o meu estudo numa doutrina que me possa dar uma prova real (algo que ainda não aconteceu).

um abraço

xion

Tugamarafado,

Doutrina = lavagem cerebral com pieguices, fé e dogmas que insultam a inteligência de qualquer ser pensante. Cada uma na sua versão.

Provas reais da continuação da vida no plano extrafísico existem todos os dias, mas não é nas doutrinas que as encontra.
É em você mesmo, tendo as suas próprias experiências.
A Conscienciologia pode ajudá-lo. Não para lhe dar consultas mas para o informar.
Na Conscienciologia não há crenças, há vivências, informação, visão cósmica da vida intrafísica e extrafísica.



A Conscienciologia é a ciência dedicada ao estudo da consciência considerando todos os seus veículos de manifestação, as múltiplas dimensões, as múltiplas vidas e a evolução consciencial.

Espirito

Bom dia, Pessoal.

Desde já compreendo as vossas reticencias sobre o Espiritismo e se fosse confrontado com as situações que me são relatadas só aqui no fórum, acreditem que teria a mesma opinião e talvez mais negativa. Gostaria se possível de saber qual os centros que contactaram ou frequentaram, podem enviar por MP se quiserem.

As informações, pouco agradáveis e recomendáveis que me são remetidas por algumas pessoas, até ao momento, nenhuma delas aconteceu em verdadeiros centros espíritas, mas sim em centros pseudo espíritas, ou seja de doutrinas/cultos espiritualistas, só neste campo temos um mar de diferenças.

Quando alguém se desloca a um centro espirita vai lá com algum propósito, por norma:
1º Com problemas pessoais e familiares graves seja ao nível perturbação espiritual ou mesmo de relacionamento.
2º Pela curiosidade, pura e simples
São poucos os que inicialmente procuram saber com rigor o que é "AQUILO" de um centro espirita e quais são as suas actividades e objectivos.
Grande parte das pessoas acha que que nos centros  irá ver Espíritos a voar pelas salas, vozes vindas sabes se lá de onde, meduins pelas salas a darem noticias e cartas psicografadas de falecidos, meus amigos isso não se passa assim pura fantasia e imaginação.

Num Centro Espírita sério e dedicado e que encontra em funcionamento de acordo com as normas as coisas são basicamente assim:

- Palestras Publicas - Para esclarecimento doutrinário e cientifico ( acesso Publico )
- Estudos Sistematizados da Codificação Espirita - ( Acesso Publico - com inscrição, participação grátis )
- Passes Magneticos / fluido terapia ( Acesso Publico- Grátis )
- Ajuda a pessoas com dificuldades Materiais ( comida e roupas) Gratis
- Participação/ integração de Grupos de Estudo de Aprofundamento da Doutrina Espírita ( Acesso Publico- Com inscrição, participação gratis)
- Atendimento Fraterno - Publico Grátis ( atendimento, esclarecimento, orientação de pessoas com ou sem problemas )
- Reuniões Mediunicas - Acesso Privado ( para se participar são necessários requisitos específicos, mas nada de transcendente / Grátis )

atenção não serão todos iguais como será óbvio, nem todos os centros têm as mesmas condições de espaço e pessoas, lembro que quem frequenta os centros espíritas ou se desloca numa ocasião ou varias, ou mesmo sempre nunca pagará rigorosamente nada.

Quando alguém se desloca a um local " publico" no mínimo espera alguma organização e não uma confusão de pessoas a correr de um lado para o outro, a Burocracia tem um sentido," filtrar" objectivo da pessoa que se desloca ao Centro, nunca se sabe com quem se está a falar dado ser a primeira vez que essa pessoa se desloca ao centro, pode já ter ou não conhecimentos.

Imaginamos uma pessoa que não sabe o que é o Espiritismo e tem muitas duvidas sobre Espíritos, Vida depois da Morte, Mediuns enfim ...
Acham que a melhor opção para a convencer seria colocar essa criatura numa sala com mais 10 pessoas e assistir a uma reunião Mediunica de ajuda a Espíritos Sofredores ( Desencarnados/Mortos), onde estes manifestam Dor e Sofrimento ou mesmo Raiva e Ódio pelos que os magoaram, acreditam que essa pessoa iria compreender o que ali se estava a passar??????

No mínimo ficaria pior, diria mesmo uma PALHAÇADA COMPLETA, isto porque ? Porque desconhece os mecanismos e considerações importantes para tais fenómenos.
Se a pessoa gosta e se interessa e pretende se dedicar à ajuda seja nas reuniões ou mesmo nas actividades do próprio centro então deverá manifestar a sua disponibilidade e começar por conhecer do principio o que é o Espiritismo e não começar pelo meio ou pelo fim.

A pessoa até pode dizer: Eu já conheço isto tudo, li muito, andei em outros centros e até sou MEDIUM, ok está tudo certo .... Mas não se conhece a pessoa, aceitamos todos e ajudamos todos, é esse o contributo do Espiritismo à sociedade, mas mostrem quem são no intimo, pensamentos, acções, pouco importa a condição social, económica ou outra, o importante é quer compreender qual o seu papel e a própria pessoa se identificar a ela mesma:  Quem eu sou, de onde venho e para onde pretendo ir.

Já agora qual a diferença entre falar com um Medium ou falar com uma pessoa que não é Medium, mas domina a Doutrina Espirita e pode esclarecer cabalmente as duvidas de uma pessoa???
( Todos nós somos Mediuns, mas em graus diferentes)

Existem muitos Mediuns, em Centros que estão ainda nas primeiras paginas do Livro dos Espíritos, estão a dar os primeiros passos na compreensão da Doutrina dos Espiritos e do que é ser medium, para que serve ser medium e qual os cuidados que deve ter para se preservar e cuidar face à sua faculdade de comunicação com o mundo espiritual.

O Espiritismo é na minha visão uma Doutrina extraordinária, pelo seu raciocino e sentido concreto. Não é perfeita dado que todos somos imperfeitos como tal ainda não lhe conseguimos extrair tudo o que nos tem para oferecer, mas a seu tempo a compreenderemos estamos cada um no compasso que nos é devido e conseguimos, cada um segue para onde se sente melhor e mais acarinhado por isso mesmo existem varias religiões , cultos, doutrinas etc...

Não podemos confundir a árvore com a floresta, não poderemos quer compreender algo que não dominamos se não estudarmos com objectividade e sinceridade bem como colocar o raciocínio e a razão como crivo.
Mostrar que existe vida depois da vida é relativamente fácil, mas se compreender as condições e as consequências éticas , morais e a relação entre a vida e o Além Túmulo, não estará ao alcance de qualquer ciência , doutrina , religião.

Allan Kardec, não foi ver para quer, foi ver para tirar conclusões cientificas e obter as explicações racionais com base cientifica sobre os fenómenos das mesas girantes, pois as mesas, respondiam com pancadas a perguntas e se elevam no ar, ora um objecto inanimado não tem essa capacidade e Kardec se dedicou livremente a esse esclarecimento.

A elaboração posterior da Codificação Espirita não é obra de Kardec mas sim uma compilação, as perguntas são de Allan Kardec mas as respostas são dos Espíritos Superiores. Kardec tinha uma missão na Terra e cumpriu, contra tudo e todos, porque tinha a certeza e convicção dos seus estudos que foram realizados sob o método cientifico e que comprovaram tudo aqui que questionou e recebeu como resposta.

Está super longo, tenho que parar ................

Esclareço e darei o apoio a quem assim pretender, com sinceridade e honestidade.
Alguma coisa estarei por aqui

Espírito

tugamarafado

Boas,

Claro que não seria justo referir que existem pelo menos 4 centros com regras menos lógicas e não referir quais, assim aqui fica a lista:

- Centro de São Brás de Alportel;
- Centro de Quarteira;
- 2 Centros em Olhão.

A minha questão é realmente se o Espiritismo ainda existe na sua forma original, aberto a todas as pessoas sem que tenham que ser classificadas de aptas para isto ou para aquilo (mais uma vez, Kardec não teve que passar por um escrutínio para saber se estava apto a ver as mesas ou não) ou ainda que tenham que ser doutrinadas antes de ver.

Como referi anteriormente não tenho qualquer culto ou crença e por isso para mim pouco afecta. Apenas relatei o que durante o meu estudo encontrei, centros em que de uma forma consciente ou não, se transformaram em igrejas (com todo os seu peso de burocracias e regras) usando o Espiritismo para dar uma falsa ilusão de que és sempre livre (ninguém te impõem nada, não tens rituais, etc.., mas para veres a prova tens que seguir um caminho que te imponho).

Penso que o Espiritismo (pelo menos em Portugal) está a começar a ter o peso da sua idade e interesses que geralmente aparecem com o passar do tempo. Não quero dizer com isto, que dentro do Espiritismo não existem pessoas com moral e dedicação à verdadeira ajuda (sem interesse) e que seguem os princípios mais dignos e nobres desta doutrina/filosofia (como por exemplo o nosso Amigo Espírito com quem já troquei várias mensagens e por isso sei o digo).

Claro que o Espiritismo não é apenas o contacto como o "outro lado" mas esta é a sua base (quer seja para estudo ou para auxilio) e quando se colocam tantos obstáculos para se chegar à base, algo não está bem (esta é a minha opinião).

Para mim, como já disse, não me afecta, tenho pena (parecia que a resposta estava logo ali) mas estou nesta jornada para estudar e encontrar a minha verdade e essa pode estar em qualquer lugar, não tenho que seguir o caminho A ou B (tenho a vantagem de ser Ateu). Assim, apenas tenho que continuar a estudar outras possibilidade e como o Amigo Xion disse, existem outras áreas que merecem um estudo mais profundo. Com muito mais liberdade de regras e que segundo os meus primeiros estudos nessas áreas, podem levar ao mesmo resultado sem a necessidade de intermediários nem doutrinação.

Um abraço a todos.

Espirito

Viva,

Agradeço a identificação dos Centros, sem ver e apenas no que nos relatas, não creio existir discrepâncias de acção nos centros pois todos foram lineares no procedimento. Mas irei tentar constatar melhor a questão do atendimento nesses locais.

Mas o importante é que possas continuar a procurar algo que te possa dar as respostas que procuras, contudo deves ser rigoroso mas objectivo bem como racional ou corres o risco de estar uma vida na busca do que não existe, e nesse caminho, nunca te sentirás realizado e consolado.

Todos nós de alguma forma ainda andamos a descobrir, Quem Somos, de onde vimos e para onde queremos ir.
Mas como refiro sempre temos que começar pelo principio: Quem Somos? Quando conseguirmos chegar a esta conclusão estamos no ponto ZERO ou o inicio da nossa caminhada.

Ninguém pode quer escalar o Evereste, sem treinar, conhecer bem técnicas de escalada, saber controlar respiração, habituar-se à falta de oxigénio , traçar uma rota etc... O mesmo acontece connosco, já mais poderemos quer ter a vista magnifica e única do topo da montanha, se não começarmos a escalada firme e segura, mas que  se inicia na base.

O Espiritismo não é assim antigo como referes, tem unicamente 160 anos, acredito que pela sua juventude muitos ainda não o conheçam e pouco descobriram da sua amplitude.
Mas o importante mesmo é que consigas obter a tua satisfação e esclarecimento bem como o consolo emocional no local que mais te sintas acolhido e  bem contigo mesmo, seja lá onde for religião , culto, doutrina pouco importa, cada coisa a seu tempo...

Desejos de uma boa caminhada, alguma coisa já sabes manda MP - email o que quiseres, estou por aqui e os amigos do Fórum PP, também ;)

Espírito