Interpretação de texto espírita: "alonga-se a matéria noutros estados".

Iniciado por xion, Setembro 30, 2017, 16:56:59

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

xion

Caros amigos espíritas

Não sou espírita mas, abstraindo-me da conotação romanceada e doutrinária dos livros espíritas psicografados, reconheço que eles são fonte de informação considerável sobre a vida em diferentes planos.

Um exemplo está no livro de André Luiz "Libertação", Capítulo 1 - Ouvindo elucidações, página 15 da versão digital (5ª página do capítulo e último parágrafo desta página).

Citação
"Do hidrogênio às mais complexas unidades atômicas, é o
poder do espírito eterno a alavanca diretora de prótons, nêutrons e
elétrons, na estrada infinita da vida. Demora-se a inteligência
corporificada no círculo humano em transitória região, adaptada
às suas exigências de progresso e aperfeiçoamento, dentro da qual
o protoplasma lhe faculta instrumentos de trabalho, crescimento e
expansão. Entretanto, nesse mesmo espaço, alonga-se a matéria
noutros estados e, nesses outros estados, a mente desencarnada,
em viagem para o conhecimento e para a virtude, radica-se na
esfera física, buscando dominá-la e absorvê-la, estabelecendo
gigantesca luta de pensamento que ao homem comum não é dado
calcular.

Gostaria de saber como interpretam este parágrafo e em particular a expressão "alonga-se a matéria noutros estados".



A Conscienciologia é a ciência dedicada ao estudo da consciência considerando todos os seus veículos de manifestação, as múltiplas dimensões, as múltiplas vidas e a evolução consciencial.

Espirito

Viva Xion

Vamos por partes, sabes as definições, constituição e outras  relacionadas com este tema, exemplo:

Como se pode definir o Espírito ?
O que é a matéria e onde se encontra ?

Estes temas de André Luiz que relatam a vida no Mundo Espiritual são verdadeiras reportagens e em alguns casos não é verdadeiramente fácil compreender, existem ainda outros Livros da mesma serie que são bem complicados como é o caso do Livro - Evolução em dois Mundos ou até Mecanismos da Mediunidade.

Estes Livros são obras Mediunicas psicografadas por Chico Xavier e alguns até foram a " Meias " com Waldo Veira o caso dos livros aqui referidos, muitas das vezes observam e têm conteúdos que na década de 40 ainda se encontravam em desenvolvimento e em alguns casos referem com precisão instrumentos, maquinas e outros objectos que só 90 anos mais tarde foram criados pelo homem e colocados ao seu serviço.

Por isso existem alguns factos de difícil compreensão que requerem analise e estudo das matérias contidas e descritas, isto quer dizer que nem todos os Espíritas poderão estar à altura de te esclarecer, não porque não queiram, mas porque podem não ter nos seus Centros Grupos de Estudo, claro que quem não sabe pergunta.

Como podes imaginar nem todos os Espíritas estudam , tal como, nem todos os outros praticantes de cultos ,religiões e outras estudam as suas teologias é algo facultativo.
Ao colocares a questão no ar e pedindo aos Espíritas que te elucidem numa matéria "difícil" como esta, poderás ficar sem resposta , tendo em consideração as razões apresentadas. ficando assim uma imagem pouco clara da situação.

Mas vamos por partes, seguramente chegaremos aqui a um entendimento sobre este paragrafo, sendo que situações complexas devem ser colocadas por MP, pois acredito que poucos amigos do forum PP, se interessem por esta explicação de linha especifica em que qualquer explicação irá requerer conhecimentos prévios e importantes para a eventual compreensão.

Espírito



xion

Espírito,

Em resposta às suas questões, posso dizer-lhe que conheço as bases do espiritismo mas... como poderei dizer isto sem indelicadeza? Penso que não há outra maneira, por isso tenho que dizê-lo assim mesmo: não me interessa a doutrina de Allan Kardec.

Interessa-me o esclarecimento vindo da dimensão não física através de grandes médiuns como foram Francisco Xavier, Waldo Vieira e Yvonne Pereira. Interessa-me o que as consciências extrafísicas (desencarnados) relatam do que vêem, percebem, sabem, ignoram, conhecem... As crenças não passam disso mesmo, em qualquer ambiente - tanto lá como cá. Não me interessa, de todo, o aspecto religioso, tal como já tinha referido na minha questão.

Formulei a questão aos espíritas por duas razões: (1) parti do pressuposto de que os espíritas lêem os livros que os seus médiuns psicografam e que talvez estejam em melhor condição para os entender do que os não espíritas, e (2) porque a questão relativa a um livro espírita só tinha cabimento neste fórum, no quadro "Espiritismo".

Eu já tinha formulado uma boa opinião sobre a sua pessoa com base na sua disponibilidade para responder, instruir, orientar... e por isso não esperava de si uma resposta evasiva com a justificação de que «poucos amigos do forum PP, se interessem por esta explicação».

Eu interesso-me pelo assunto e enquadrei a questão no sítio certo. Se alguém der a resposta, ela potencialmente será útil para mim e para quem quiser - se alguém quiser. Se ninguém der a resposta e eu algum dia a descobrir em outra fonte, talvez a coloque aqui. Para si, para mim, para quem quiser... se alguém quiser... whatever...


A Conscienciologia é a ciência dedicada ao estudo da consciência considerando todos os seus veículos de manifestação, as múltiplas dimensões, as múltiplas vidas e a evolução consciencial.

Espirito

Boas Xion
Tem calma...

A explicação / interpretação do que foi referido, como observado é uma matéria difícil... 

A compreensão deste paragrafo deve ser feita de forma genérica, para que o entendimento mais profundo que permita a compreensão de que espírito em si mesmo (principio inteligente) é a responsável, agente e agregador da matéria propriamente dita. O Espírito usa a matéria em qualquer estágio de evolução e nessa ligação, intelectualiza-a conforme referencia em O Livro dos Espíritos.

O Espírito não tem em sua essência, nada tem de material, dessa forma não é matéria.
Podes ainda verificar esta questão Questão 23 do Livro Espíritos, sobre o que é o espírito, assim ficas com mais informação e ajuda ao entendimento.

Como sabes e já referido estas matérias são complexas, e nada tem a ver com Mediuns, pois um Médium poderá psicografar um livro sem saber sequer ler a língua em que o escreveu, isto porque o livro não é da sua autoria, mas sim ditado ele é unicamente um instrumento, como é lógico quanto melhor for o instrumento melhor sai a musica.

Mais Alguma coisa estamos por aqui,

Espírito