Jogo do Copo pode conduzir à Morte

Iniciado por Hecate, Julho 22, 2016, 15:04:16

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Hecate

As associações espiritas estão preocupadas com a prática do 'Jogo do copo' por jovens sem preparação e alertam para a sua perigosidade, pois há centenas de relatos de adolescentes perturbados com o desafio, alguns dos quais tentaram o suicídio ou recorreram a tratamento médico.

O jogo, que parece simples e inofensivo, baseia-se num copo que se move em direcção às letras de um abecedário colocado em cima de uma mesa e forma palavras em resposta às perguntas dos jogadores.

Sofia, de 15 anos, fez uma sessão para falar com os espíritos e assim tentar saber notícias do primo falecido num desastre de moto. Juntou-se com uns amigos e ao perguntar quem estava presente, a resposta foi: "Satanás". Ficou assustadíssima.

Vera, de 17 anos, mostra-se confusa com o resultado, pois acha que falou com espíritos "bons e maus" e um deles "disse--lhe" para não se rir durante a sessão.

Daniela conta que está "obcecada" e quando tem um "furo" na escola vai jogar com alguns amigos, mas tem receio e dúvidas se lhe pode acontecer alguma coisa de mal.

Outra jovem relata uma sessão com uma amiga que tinha perdido a mãe e num dos dias um dos espíritos anunciou ser sua mãe e levou-a a revoltar-se contra o pai, tendo de recorrer a um psicólogo.

Devido a uma sessão, uma adolescente passou a sofrer de pânico, faltava às aulas e um dia tomou uma caixa inteira de comprimidos, sendo assistida no hospital.

À partida, parece absurdo que um copo virado para baixo, apenas com a ajuda da energia de cada um, colocando o dedo indicador na borda, possa deslocar-se sozinho na direcção das letras e formar frases que respondem às perguntas, mas é nisso mesmo que acreditam os jovens que praticam o 'Jogo do copo'.

O jogo "pode ter graves consequências", alerta a Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal (ADEP), com sede nas Caldas da Rainha, que tem recebido no seu sítio na Internet inúmeras mensagens sobre a experiência.

José Lucas, da ADEP, esclarece que não se trata de uma sessão espírita, mas de um "meio de comunicação com o mundo espiritual, onde é usado um copo como "guia" e um conjunto de letras e algarismos. O mal está no seu uso por pessoas impreparadas e apenas para satisfação de curiosidades", podendo tornar-se perigoso, pois "a pessoa corre perigo de obsessão espiritual. Sendo uma prática sem objectivos nobres são os espíritos inferiores e por vezes obstinados no mal que se apresentam, pois os espíritos bons e nobres não perdem tempo com futilidades".

José Lucas disse conhecer "variadíssimos casos de obsessão espiritual de pessoas que brincaram com o assunto sem terem preparação e demoraram muito tempo a libertar-se".

Há também relatos de jovens com problemas psiquiátricos. Em Inglaterra, o jogo inspirou um filme de terror intitulado 'O jogo dos espíritos' e no Brasil deu origem à publicação do livro 'Copos que andam'. A curiosidade começou nas escolas, tornou-se 'moda' e muitos são os que se questionam se serão os "copos que andam" apenas uma "ingénua" brincadeira.


EXPERIÊNCIAS MAL SUCEDIDAS

Em Portugal, à semelhança do que acontece noutros países, existem centenas de relatos de experiências mal sucedidas com o 'Jogo do copo' e descrições de jovens com problemas psiquiátricos devido a este desafio chegaram também à Associação Cultural Espírita (ACE), com sede nas Caldas da Rainha.

Ana Oliveira, presidente da ACE, reconheceu que "muitas vezes os espíritos que se manifestam são brincalhões e provocam problemas aos jovens". "O objectivo dos jovens é terem certeza de que há comunicabilidade com os espíritos, acham engraçado o copo mexer-se, ir direito às letras e formar frases, só que às vezes fazem perguntas sobre as famílias e ficam transtornados com as respostas. Por exemplo, recebem respostas de que um amigo vai morrer e às vezes as coisas acontecem e eles ficam com medo e em pânico", explicou a responsável da ACE, adiantando: "No espiritismo nós nunca fazemos perguntas aos espíritos".

"O que parecia ser um simples e inofensivo jogo já teve consequências graves, com os jovens perturbados a terem de recorrer a psiquiatras", adiantou a presidente da Associação Cultural Espírita.


ENERGIA E POUCO ATRITO AJUDAM

A transferência de energia entre os jogadores pode justificar o movimento do copo. Não haverá uma explicação cientificamente provada para o fenómeno, mas há especialistas que sustentam que basta estudar a Física, pois o copo move-se sobretudo em superfícies lisas. Há também quem explique que o copo causa pouco atrito e isso faz com que se desloque, sugerindo a quem não acredite que o tente fazer em materiais como alumínio, ferro ou azulejo.

http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/jogo-do-copo-pode-conduzir-a-morte.html
Hecate era, na mitologia grega, a deusa da bruxaria, também conhecida como a Rainha dos fantasmas, por ter poderes especiais em cemitérios. Era vista como uma deusa lunar.

Vicky

"O que parecia ser um simples e inofensivo jogo já teve consequências graves, com os jovens perturbados a terem de recorrer a psiquiatras", adiantou a presidente da Associação Cultural Espírita.

é este o perigo do chamado "jogo" do copo.

Mr.MorningStar

O pior de tudo é que inventam novas formas de se tentar comunicar. Há uns tempos atrás, lembro-me de ver videos de jovens a usar um folha branca dividida em quatro partes com 2 sins e 2 nãos. Era colocado um lápis na horizontal e outro na vertical e que depois se fazia perguntas. Isto teve repercussões em Portugal, tanto que saiu em jornais de um ou dois jovens, não me recordo, terem de ser levados para o hospital com um transtorno psicológico gravíssimo, por terem feito a brincadeira na escola.
O jogo se não estou em erro era o Charlie Challanger que invicava um espírito mexicano.
Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

Athena

Citação de: Mr.MorningStar em Setembro 13, 2016, 01:17:10
O pior de tudo é que inventam novas formas de se tentar comunicar. Há uns tempos atrás, lembro-me de ver videos de jovens a usar um folha branca dividida em quatro partes com 2 sins e 2 nãos. Era colocado um lápis na horizontal e outro na vertical e que depois se fazia perguntas. Isto teve repercussões em Portugal, tanto que saiu em jornais de um ou dois jovens, não me recordo, terem de ser levados para o hospital com um transtorno psicológico gravíssimo, por terem feito a brincadeira na escola.
O jogo se não estou em erro era o Charlie Challanger que invicava um espírito mexicano.

Lembro-me desse jogo. Ainda bem que passou a euforia.
A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
(Albert Einstein)