Linhas de utilização do Tarot

Iniciado por Pucca, Janeiro 05, 2017, 18:42:03

Tópico anterior - Tópico seguinte

Pucca

É frequente deparar-me com equívocos em relação ao uso desta arte. Muitos pensam que serve apenas para adivinhar o futuro, já assisti a situações em que as pessoas acham que com o Tarot, vou adivinhar o seu emprego, se são solteiros ou casados ou o nome do futuro namorado e muitas vezes também colocam falsas questões com o intuito de testar as nossas capacidades divinatórias.

Para bem de todos o futuro não está escrito em pedra, em cada momento com cada atitude, acção e escolha que fazemos na vida estamos a redefinir o rumo do nosso futuro. Portanto o que o Tarot dá são probabilidades, maiores ou menores, de ocorrer determinado evento caso se verifiquem certas circunstâncias.

Existe uma linha de leituras com o intuito divinatório, aliás seria esta a forma mais utilizada do Tarot na época do seu surgimento na Europa. Ainda há quem hoje siga esta visão e procure respostas de sim ou não nas cartas, fazendo previsão para o futuro do consulente independentemente das suas escolhas e do uso do seu livre-arbítrio. Não é definitivamente a minha forma de usar as cartas, acho que temos a capacidade de ir muito mais além e de aproveitar as capacidades desta ferramenta de uma forma muito mais útil.

Utilizar o Tarot como forma de orientação e aconselhamento, será para mim o modo mais frequente de o consultar. Desta forma o consulente tem a possibilidade de clarificar a sua situação e de receber orientação na forma de agir mais apropriada que lhe aumentará a probabilidade de atingir os seus objectivos. Recebe, conselhos, alertas e um desfecho provável caso siga as indicações. Aqui o consulente é responsável pelo seu futuro e pelo desfecho das suas situações.

Pode-se também consultar o Tarot na sua vertente terapêutica. Aqui não existe uma questão, são apenas as cartas que vão direccionar no sentido de identificar bloqueios, traumas e limitações do consulente, ou seja um diagnóstico numa área de maior fragilidade que pode causar limitações no desenrolar da sua vida. Aconselha o melhor método a seguir para alcançar o melhor resultado e o desfecho provável do seu processo de reequilíbrio.

Estas serão as linhas que pode procurar na sua consulta do Tarot, recebendo orientação para a sua vida e conselhos para a tornar mais leve e harmoniosa.

Normalmente o Tarólogo utiliza também as suas cartas para desenvolvimento pessoal e autoconhecimento. Sob a forma de reflexões, meditações e pequenos rituais que invocam a energia de uma carta específica, como se fosse uma ajuda extra num determinado momento ou situação, mas este é um trabalho interno e pessoal.

O Tarot tem vária vertentes, muito úteis e gratificantes, espero que com este texto tenha esclarecido alguns mal-entendidos e ajudado no conhecimento do leque de possibilidades que esta arte tem para oferecer.