Palavra passe segura

Iniciado por Vicky, Janeiro 12, 2017, 17:58:23

Tópico anterior - Tópico seguinte

Vicky

Como criar uma palavra-chave segura. E que nunca mais se esquece

Usar o nome ou lugares muito comuns é um dos vícios de quem usa palavras-passe na Internet. Fica muito mais vulnerável a ataques de piratas informáticos.

Como ter uma palavra-passe à prova de bala

- Segura a 100% não existe nenhuma, mas existem algumas melhores do que outras. Por exemplo, mais carateres é melhor do que menos carateres, mas 20 carateres que são números de 1 a 20 não resulta. Nomes próprios e lugares são de evitar.

- Letras, números, maiúsculas, minúsculas e símbolos, TUDO misturado são o método mais eficaz para conseguir uma palavra-passe à prova de piratas.

© Fornecido por Diário de Notícias

- Ter palavras-passe diferentes entre si, para evitar que, em caso de pirataria, com a descoberta de um código de acesso, se comprometa todos os serviços, do facebook ao mail, passando pelo banco. Reutilizar palavras-passe é arriscado, diz o Google sobre a criação de passwords.

Como lembrar a palavra-passe em qualquer momento

- É preciso juntar duas ideias. Primeiro, a password tem de ser construída a partir de qualquer coisa que sabemos de cor. Por exemplo, "a República foi implantada a 5 de outubro de 1910". À frase associa-se uma regra: só se usam as primeiras duas letras de cada palavra. A password seria: AReFoIma5oude1910, A partir daqui é deixar a imaginação voar.

- Outro método é juntar palavras que mundos distintos que juntas podem criar algo divertido. Palavras que estão relacionadas entre si são mais facilmente captadas por hackers.

- Uma terceira via é estabelecer um padrão para criar a senha, a partir do método criado pelos engenheiros da universidade Carnegie Mellon. O método chama-se PAO, a partir das iniciais das palavras que refere - pessoa, ação, objeto. Por exemplo, Obama deixa Casa Branca no dia 20. Ou, em versão curta, Obdecabrnodi20.

- Atualizar o e-mail de recuperação regularmente para poder receber mails sempre que a memória falha.

http://www.msn.com/pt-pt/noticias/tecnologia/como-criar-uma-palavra-chave-segura-e-que-nunca-mais-se-esquece/ar-AAlM8QN?li=BBoPWjC

SalvadorMarto

Para ser sincero, para criar uma boa password é só fazer um contra senso à lógica do Ser Humano, não pensar em coisas muito gerais ou usar objectos genéricos numa password.
Em relação ao hacking, é bastante raro, pois com o sistema de algoritmos avançados que existem é quase impossível conseguir hackear uma password (Devo desde já salientar que para hackear uma conta para obter a password sem ter contacto algum com o utilizador é preciso hackear uma base de dados, e digo desde já, que é BASTANTE difícil hackear uma).
Existem outras possibilidades de se ser hackeado, como por exemplo, keyloggers, worms ou phishing.

Keyloggers são um "vírus" que infecta o computador do utilizador, os casos mais comuns são downloads de ficheiros infectados com o vírus, o keylogger capta as teclas utilizadas do computador e envia um log(Relatório) para o email da pessoa que o controla.

Worms são uma versão mais avançada de um keylogger que na integra faz a mesma coisa, só que a diferença é que é MUITO difícil de o detectar, normalmente "esconde-se" no "system registry".

Phising é um ataque bastante simples de se fazer, basicamente é uma página falsa que é enviada num link, o que quero eu dizer com página falsa ?
É que imaginemos que eu mando um link da página de login do facebook e a pessoa faz o login pelo link que eu lhe enviei, irá então enviar as suas informações da conta para mim, visto que os campos do login e da password irão ser enviados para o meu email (à partida os logs são enviados para o email).

Isto é muito fácil de prevenir e só cai nisto quem está desatento, agora quero alertar para o mais importante e para o que o pessoal cai mais que é o recovery system das contas.
Para recuperar uma conta perdida normalmente ou é por email ou pode ser por respostas que o utilizador escolheu, como por exemplo, "Qual é a sua cor favorita?" Resposta : Azul.
Esta simples pergunta pode custar a conta visto que alguns sites não têm limite de tentativas e pode ser meio que forçada a recuperação por uma pessoa que não seja dona dessa mesma.
Aconselho neste caso a não meterem respostas óbvias, mas respostas complexas em formato de password.

Era este mais ou menos o meu knowledge que eu queria transmitir em relação a passwords e etc, o conselho mais básico que dou é não partilharem a vossa palavra passe com ninguém, ninguém mesmo, sejam familiares ou amigos.

Espero ter ajudado pessoal, espero que tenham um resto de semana espectacular.

Athena

A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
(Albert Einstein)