Porque se escolhe "não acreditar"?

Iniciado por Minako, Janeiro 12, 2017, 10:44:28

Tópico anterior - Tópico seguinte

Minako

Podemos dizer que isto é algo que tenho vindo a reparar:
Porque escolhemos não acreditar em algo?
Tenho me deparado com vários exemplos de pessoas que já, em algum momento da sua vida se depararam com uma experiência digamos, paranormal, e se lhes perguntarmos hoje, dizem que não acreditam em nada dessas coisas.
Porque acontece isso?
Será que é por medo?
Será que pensam que se não acreditarem "nessas coisas", isso não os vai afectar?
Será que por ir contra as suas crenças religiosas, não admitem novas ideias?
Porque tem o ser humano medo? De que tem ele medo?
De descobrir que afinal as coisas não sao como lhes foi dito ao longo dos tempos?
Qual a vossa opinião?

Blue B

Acho que nessa categoria deverias colocar tambem esta pergunta :porque contamos as crianças que o pai natal existe? E mais tarde dizemos que não existe?
Na minha opinião isso tudo esta ligado ao facto de que é mais facil acreditar numa ilusão do que numa realidade, a realidade não é tao bela como a mentira, alem disso se na vida somos confrontados com algo que deita por terra as nossas conviccões de uma vida inteira, preferimos ignorar e fazer de conta que nada aconteceu. É mais facil, mais simples, mas enganamos a nós próprios.
"Todo o mundo pode trair todo o mundo...incluindo seu coração" -Red Queen Saga

Mr.MorningStar

Escolher não acreditar faz parte das escolhas da vida.
Como sabes, quase todos os fenómenos paranormais têm uma explicação científica. A partir do momento em que têm estas duas possibilidades, a pessoa está habilitada entre a escolha de acreditar ou não.

Na minha opinião, o que a Ciência apresenta é como o fenómeno acontece e não o fenómeno em si. Ambas são essenciais para encontrar respostas. É preciso se saber avaliar todas as evidências, religiosas e científicas, para se apurar a verdade.
Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

Blue B

Claro, sei disso, mas aqui o que se pergunta é o porque de as pessoas escolherem essa via. Obvio que temos essa possibilidade de escolha, mas isso não responde á pergunta.

Mr.MorningStar

Responde... é a escolha que lhes dá mais conforto.
É como há pessoas que preferem que não exista mais nada após a morte, porque é doloroso recordar familiares que já partiram, e outros que preferem acreditar, pois, têm a esperança de vir a se reencontrar com eles.
Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

Blue B

Citação de: Mr.MorningStar em Janeiro 12, 2017, 12:46:03
Responde... é a escolha que lhes dá mais conforto.
É como há pessoas que preferem que não exista mais nada após a morte, porque é doloroso recordar familiares que já partiram, e outros que preferem acreditar, pois, têm a esperança de vir a se reencontrar com eles.
Isto responde ;)

Pucca

A minha resposta á perguntas colocadas seria "Sim" para todas. Cada caso de descrédito tem a sua razão. Tanto pode ser por medo do desconhecido, como não estar de acordo com o que a sua religião dita como verdade. Pode ser por conforto social ou uma manifestação do ego (não conheço...logo não existe).

Mas quem pensa nestes assuntos já com algumas bases de conhecimento e acredita ou não em certo facto, tem a ver com o seu processo pessoal. Ou seja, existe o saber teórico que se lê nos livros, nas experiências dos outros, e o saber interno, baseado nas nossas vivências pessoais, o que realmente encaixa como mais uma peça no puzzle do nosso conhecimento profundo. E nesse puzzle de sabedoria interna, existem 3 montinhos de peças: as que para nós são verdade, as que nos causam duvida e estão em Standby (aguardando a qualquer momento o seu lugar) e aquelas que não ressoam como peças do mesmo puzzle (as que não acreditamos) e são descartadas. Ao longo do tempo esta sabedoria vai-se ampliando e vamos conseguindo enquadrar cada vez mais peças deste puzzle, não pelo que lemos ou nos dizem, mas por o sentir como verdade e entrar na nossa lógica pessoal.