Invejas

Iniciado por Aquariousgirl, Setembro 03, 2016, 20:56:35

Tópico anterior - Tópico seguinte

Aquariousgirl

Boa noite,

O que fazer, na vossa opinião, quando temos alguém que nos é muito próximo e que já admitiu por diversas vezes sentir inveja, neste caso direcionada a mim e ao meu companheiro? Gosto desta amiga, mas por vezes, como é uma pessoa deprimida e invejosa, tenho receio que me afete.
Gostava de ler algumas opiniões.

Z0rb

Estou cheio de inveja do teu tópico  ;D

Achas que terá alguma influência sobre ti?

Penso que terás a resposta.
Um covarde pode ser tão bravo como qualquer homem quando não há nada a temer. E todos cumprimos o nosso dever quando ele não tem preço. Parece fácil,seguir o caminho da honra. Mas, cedo ou tarde, terão que escolher. - George R. R. Martin

Athena

Procura manter uma certa distância da tua amiga.
Fala com ela mas não entres em pormenores sobre a tua vida e do companheiro
Estimula-a a procurar soluções para os problemas dela: se ela estiver feliz, não terá inveja.
A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
(Albert Einstein)

Aquariousgirl

Citação de: Athena em Setembro 03, 2016, 22:59:19
Procura manter uma certa distância da tua amiga.
Fala com ela mas não entres em pormenores sobre a tua vida e do companheiro
Estimula-a a procurar soluções para os problemas dela: se ela estiver feliz, não terá inveja.

Obrigada, bons conselhos.  ;)

AnonymousSlayer

Ui, invejas... já vi por mim próprio os efeitos que podem ter. Eu pessoalmente não sou de as atrair, mas a minha mãe é. E não são poucas, ela atrai um nível desmedido delas.

Talvez isto dependa da pessoa em questão, mas as invejas parecem ter um efeito sedativo. Ou seja, a minha mãe, nos dias em que estava mais "carregada", sentia-se exausta, o que nem é normal, pois ela costuma ter muita energia. O que ela fez foi distanciar-se das pessoas que a invejavam e agora as coisas têm acalmado.

Era o que eu fazia neste caso, sinceramente... a vida já se pode tornar difícil o suficiente sem termos invejas à perna. Mas compreendo que gostes dessa tua amiga. Segue o conselho da Athena, e se vires que ela não está a fazer um esforço para se ajudar a ela própria e que continua a passar o tempo dela a invejar-te, talvez aí o melhor mesmo seja, não exatamente "cortar"de vez, mas começares a afastar-te mais dela.

Dovahkiin, Dovahkiin
naal ok zin los vahriin
wah dein vokul mahfaeraak ahst vaal!
Ahrk fin norok paal graan
fod nust hon zindro zaan
Dovahkiin, fah hin kogaan mu draal!

Mr.MorningStar

Olá:
A inveja é nada mais nada menos do que um sentimento, a meu ver, e que só tem influência na vida de outra pessoa, quando a pessoa invejosa tenta causar danos. Se sentem inveja, é porque são seres inferiores e que revelam os seus defeitos na vida.
Se és invejado, é porque tens uma vida que muitas pessoas gostariam ter e que não tem o discernimento de corrigirem de modo a evoluir.
Não sei se conhecer o filosofo e historiador Leandro karnal. Neste clip de video de uma palestra que fez sobre os 7 Pecados Capitais, ele fala a respeito da inveja de um ponto de vista histórico-filosofico.

https://www.youtube.com/embed/cPp8zeN8wko
Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

Aquariousgirl

Citação de: Aquariousgirl em Setembro 05, 2016, 18:56:32
Citação de: AnonymousSlayer em Setembro 04, 2016, 19:34:36
Ui, invejas... já vi por mim próprio os efeitos que podem ter. Eu pessoalmente não sou de as atrair, mas a minha mãe é. E não são poucas, ela atrai um nível desmedido delas.

Talvez isto dependa da pessoa em questão, mas as invejas parecem ter um efeito sedativo. Ou seja, a minha mãe, nos dias em que estava mais "carregada", sentia-se exausta, o que nem é normal, pois ela costuma ter muita energia. O que ela fez foi distanciar-se das pessoas que a invejavam e agora as coisas têm acalmado.

Era o que eu fazia neste caso, sinceramente... a vida já se pode tornar difícil o suficiente sem termos invejas à perna. Mas compreendo que gostes dessa tua amiga. Segue o conselho da Athena, e se vires que ela não está a fazer um esforço para se ajudar a ela própria e que continua a passar o tempo dela a invejar-te, talvez aí o melhor mesmo seja, não exatamente "cortar"de vez, mas começares a afastar-te mais dela.

É exatamente isso que me tem acontecido. Quando andei mais afastada dessa pessoa o ano passado exatamente pelas mesmas razões, tudo corria perfeitamente bem e tinha sempre energia para tudo. Depois com o tempo, facilitei a aproximação com ela e parece mesmo que não sinto energia, que carrego um peso em cima de mim. É muito complicado porque as pessoas parecem carregar para cima de mim o peso de a ajudar. Mas ela própria admite estas coisas negativas que sente em relação a mim. O ano passado cometeu o erro de se "atirar" ao meu namorado. E eu perdoei! Não sei o que me passou pela cabeça, acho que tive pena dela. Agora já não sei mais o que fazer...

Citação de: brunoguerra em Ontem às 12:57:41 am

Olá:
A inveja é nada mais nada menos do que um sentimento, a meu ver, e que só tem influência na vida de outra pessoa, quando a pessoa invejosa tenta causar danos. Se sentem inveja, é porque são seres inferiores e que revelam os seus defeitos na vida.
Se és invejado, é porque tens uma vida que muitas pessoas gostariam ter e que não tem o discernimento de corrigirem de modo a evoluir.
Não sei se conhecer o filosofo e historiador Leandro karnal. Neste clip de video de uma palestra que fez sobre os 7 Pecados Capitais, ele fala a respeito da inveja de um ponto de vista histórico-filosofico.

https://www.youtube.com/embed/cPp8zeN8wko

Muito obrigada. Vou assistir.

Mestre Cruz

Citação de: Aquariousgirl em Setembro 03, 2016, 20:56:35
Boa noite,

O que fazer, na vossa opinião, quando temos alguém que nos é muito próximo e que já admitiu por diversas vezes sentir inveja, neste caso direcionada a mim e ao meu companheiro? Gosto desta amiga, mas por vezes, como é uma pessoa deprimida e invejosa, tenho receio que me afete.
Gostava de ler algumas opiniões.

A inveja é pior que bruxaria , pois destrói mais rápido e bloqueia os nossos caminhos , uma pessoa que admite  :-\ :-\ :-\
há que ter sempre cautela .

Cipriano

A inveja faz parte da vida, há quem diga que é bom sermos invejados será sinal que somos admirados e de alguma forma somos a preocupação de alguém, agora se essa inveja começa a prejudicar a nossa vida de alguma forma e a que nível for, aí sou da opinião de dar um empurrão para o lado.

:P
Iluminados pela luz, chegamos ao nosso destino!

Mestre Cruz

Concordo com isso , devemos de nos desviar de pessoas que nos invejam ...

Cipriano

Se não conseguirmos desviarnos então, podemos sempre de uma outra forma pedir ajuda aos nossos "amiguinhos" os Gasparzinhos  :P
Iluminados pela luz, chegamos ao nosso destino!

jorgerino

Saudações.
Atenção, não é muito vantajoso sermos "amigos" do que nos faz mal.
Tudo é energia e as más energias são "castigadoras", não é caso para brincadeiras é real.
Atitudes passivas e complacentes perante essas situações claramente identificadas não são o melhor caminho.
Sem caridade não á salvação.

Ragnar

Boa noite,

Saudações a todos! Uma pergunta, o que podemos fazer em relação ao Mal de Inveja?
Alguma oração ou algo que possamos fazer para nos ajudarmos ou ajudarmos alguém próximo de nós

Cumprimentos

Nice_Man

Oração contra a inveja

Neste momento em que me encontro em oração nos Teus braços Jesus, Te peço a graça de ser livre deste veneno que é a inveja, trazida ao mundo por satanás. Senhor, peço que venhas em auxílio de minhas fraquezas e de minhas fragilidades.

Entrego de todo coração a Ti, Senhor, todos os momentos que experimentei o sentimento de inveja, seja com amizades ou bens materiais. Te peço Espírito Santo, que venhas sobre meu coração e sobre minha vida, libertando-me das raízes da inveja.

Vem, Espírito Santo de Deus, dá-me um coração puro e simples, que se alegra com aquilo que sou e que tenho. Vem, Espírito Santo, abrir meus olhos para as riquezas que possuo.

Vem, Espírito Santo de Deus, blindar-me com Teu poder para me proteger contra os invejosos, que querem prejudicar a mim e a meus familiares.
Eu renuncio TODA INVEJA em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Amém!

http://portugalparanormal.pt/index.php/topic,2503.msg10825.html#msg10825
Portugal Sobrenatural - Comunidade Ligada ao Paranormal e Sobrenatural

Aquariousgirl

Boa tarde,

Quase um ano depois da abertura deste tópico, as coisas voltaram ao mesmo. A minha amiga foi diagnosticada com uma depressão (já não é a primeira vez), e eu fui me aproximando novamente para a tentar ajudar. Contei-lhe tudo da minha vida e etc... convidei-a para a minha casa e no dia seguinte tudo desmoronou, não pode ser coincidência. Ou será que é da minha cabeça? Preciso de ajuda de alguém que perceba realmente disto ou que já tenha passado por alguma coisa semelhante. Sinto que preciso de orientação...
Ela continua a admitir que inveja a pessoa que sou com os outros, a minha relação com o meu namorado... ela diz que não consegue parar de pensar que queria ser/ter o que eu tenho, por muito que tente. Agora tenho uma bebé e ela que nem queria ser mãe já começa a dizer que quer. Tenho receio do que tanta inveja possa fazer, se bem que tudo já está a andar ao contrário. Contudo sei que ela não pensa por mal... É uma pessoa triste, sem personalidade, frágil...

andreia V.

e também uma pessoa vampira, certo?! podes ajudá-la visto, a tua amiga ter uma depressão, mas acho que não devias contar - lhe o que se passa na tua vida!! pessoas como a tua amiga fazem me muita impressão, desculpa que te diga..

Sky

Eu tinha uma amiga assim... sugava-me a energia... e além de me sentir super cansada e em baixo, cada vez que contava algo meu começava a correr tudo mal... eu andava confusa, desnorteada será o melhor termo, tentei ajudá-la, mas cheguei à conclusão que não se pode ajudar alguém que não quer ajuda, pois só faltava reclamar do ar que respira. Estava sempre deprimida talvez porque não sabia viver de outra forma.
Para meu bem tive de me afastar, ainda hoje ela tem raiva de mim porque nunca lhe expliquei o porquê do afastamento para não a magoar, mas que eu fiquei muito melhor... sem duvida fiquei  :)

clodagh

Eu tive uma colega de trabalho assim...um dia saí à hora de almoço para ir ao supermercado e passei por uma cigana. Ela agarrou-me por um braço (apanhei um valente susto) e disse-me que uma pessoa se fazia minha amiga mas que tinha tanta inveja de mim que eu me sentia inchada e cansada. Verdade seja dita, assim que saí de lá senti-me aliviada e leve como uma pena.

Recordo-me de uma conversa em que essa colega me falou sobre os tais vampiros que sugam a energia das pessoas à sua roda, na altura não liguei...mas depois do episódio da cigana tudo fez sentido. Ela pingava veneno e inveja, era tão ruim e intriguista que esteve na origem da saída de quase todas as pessoas da equipa! :-[
"A philosopher once asked, "Are we human because we gaze at the stars, or do we gaze at them because we are human?" Pointless, really..."Do the stars gaze back?" Now, that's a question." ― Neil Gaiman, Stardust

Aquariousgirl

Há coisas muito estranhas em relação a ela, como por exemplo, quando a convidei a ir para a minha nova casa, tive uma mega discussão com o meu namorado, enquanto ela ainda lá estava. Do nada, começamos a discutir, mesmo depois de eu dizer que nos estavamos a dar tão bem. Eu nem liguei, mas depois quando ela voltou a ir lá, no dia seguinte eu perdi a casa, eu e o meu namorado afastamo-nos. Nos temos uma bebé, andamos a tentar resolver as coisas mas estamos tão em baixo com tudo que se passou que parece que as coisas não avançam. No meio disto tudo ela ganhou uma confiança como nunca tinha visto. Quando me comecei a acalmar ela começou a ficar outra vez deprimida. E foi aí que eu pensei em tudo outra vez... na inveja que ela tem e no que isso já me tinha feito.
Agora o mal está feito, as coisas estão muito complicadas, e não sei como me livrar desta inveja que tenho colada a mim, desta negatividade que ela me passou...
Caio sempre no mesmo erro, ora a ajudo porque penso que a inveja dela não me vai afetar, ora a ajudo porque penso que as coisas não podem estar a correr mal por causa dela. Mas depois vejo estas "coincidências" e fico a pensar... e mesmo ela admite entre choros que não é capaz de deixar sentir inveja e de remoer sobre isso, porque, segundo ela, ela queria as mesmas coisas...

Mestre Cruz

A inveja ainda provoca mais estragos do que uma bruxaria , para isso acho que deviam andar protegidos com um Agnus Dei benzido metido numa cruz , assim é difícil e ser atingido por inveja e fazer de longe a longe uma limpeza espiritual com uns defumadoiros.

Aquariousgirl

Eu tento proteger-me, mas vou levar em conta as dicas que já recebi.
Outra coisa que me esqueci antes de referir. A minha bebé quando essa amiga está presente não descansa e não para de chorar. É a única pessoa com quem ela faz isso. Para terem uma ideia, se ela estiver presente, tenho de a afastar da minha amiga ou mesmo sair para um cômodo diferente para a bebe sossegar. É muito estranho mesmo... São estas pequenas coisas que me fazem pensar... O meu medo é já não haver volta a dar porque as coisas já estão como estão, não dá para voltar atrás.

Sky

Afasta-te dela... deixa de ter pena dela e começa a pensar em ti e no teu bem estar... quando te afastares tudo vai entrar no lugar em que tem de estar...

Aquariousgirl

Citação de: Sky em Julho 05, 2017, 10:48:06
Afasta-te dela... deixa de ter pena dela e começa a pensar em ti e no teu bem estar... quando te afastares tudo vai entrar no lugar em que tem de estar...

Tenho tanto medo que as coisas não fiquem bem outra vez, mesmo depois de me afastar dela... tenho receio que seja tarde demais...

Sky

Citação de: Aquariousgirl em Julho 05, 2017, 12:47:31
Citação de: Sky em Julho 05, 2017, 10:48:06

Tenho tanto medo que as coisas não fiquem bem outra vez, mesmo depois de me afastar dela... tenho receio que seja tarde demais...

Acredito... mas a continuares assim, vais acabar por perder mesmo tudo, até a saúde...

Anacr30

Experimenta afastar te dela um bom tempo.. e vê se de facto a tua vida melhora.. caso verifiques que tudo melhora tens ai a tua resposta..
As vezes temos de nos afastar de certas pessoas para conseguirmos seguir a nossa vida.