Os benefícios do exercício físico

Iniciado por Athena, Julho 16, 2017, 21:08:03

Tópico anterior - Tópico seguinte

Athena

Atualmente, a busca pela prática de exercícios físicos vem crescendo dia após dia; porém a procura pelos idosos é insuficiente. Pesquisas indicam que os idosos que procuram as atividades físicas com os seguintes objetivos: melhorar a saúde; melhorar o desempenho físico; adotar estilo de vida saudável; reduzir o estresse; acatar prescrição médica; auxiliar na recuperação de lesões; melhorar a auto imagem; melhorar a auto estima e relaxar.
Elencam-se os motivos mais importantes para a permanência: melhorar a postura; promover o bem-estar; manter-se em forma; sentir prazer; ficar mais fort; sentir bem-estar provocado pelo ambiente; sentir-se realizado.
A busca por uma melhor qualidade de vida dos praticantes de exercícios físicos é fenômeno sociocultural de múltiplos significados em uma sociedade globalizada onde o tema do corpo penetra em dimensões diversas e complexas. O exercício físico moderado é um dos elementos decisivos para a aquisição e manutenção da saúde, da aptidão física e do bem-estar, como indicadores de uma boa qualidade de vida em pessoas idosas.
Convém realçar que as evidências mostram o efeito benéfico de um estilo de vida ativo, na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento, minimizando a degeneração provocada pelo envelhecimento e, assim, propicia uma melhoria geral na saúde e qualidade de vida.
Por isso, são tão difundidos os conceitos de melhoria da qualidade de vida e bem-estar, nos quais o exercício físico atua positivamente. Esses indicadores influenciam de alguma forma, os idosos, enquanto determinantes para iniciarem e permanecerem praticando algum tipo de exercício físico. A qualidade de vida proporciona o bem-estar por meio de sensação de conforto físico e mental, alívio, leveza, dever cumprido, originado pelo prazer, pela satisfação pessoal. A qualidade de vida é também um fator multidimensional, pois envolve bem-estar, felicidade, sonhos, dignidade e cidadania.
Assim sendo, na definição do padrão de vida há fatores socioambientais indispensáveis que devem ser considerados, tais como a qualidade de serviços de saúde e educação, as condições de trabalho, as possibilidades de lazer etc.
Devemos considerar também a motivação, que se caracteriza como um processo intencional, ativo e dirigido a uma meta, o qual depende da relação de fatores pessoais (intrínsecos) e ambientais (extrínsecos).
Motivo é definido como alguma força interior, impulso, intenção, etc. que leva uma pessoa a fazer algo ou agir de certa forma. Sendo assim, qualquer discussão sobre motivação implica investigar os motivos que influenciam um determinado comportamento, ou seja, todo comportamento é motivado, é impulsionado por motivos.
Fonte do texto: Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano

Qual a sua motivação para começar hoje a cuidar da sua qualidade de vida?

http://www.fashionandmanagement.com/2016/09/exercicios-fisicos-para-idosos.html
A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
(Albert Einstein)

Hugão

Nem de propósito.... Sou fanático por desporto!! Ainda hoje fui jogar basket, estive a treinar os lançamentos triplos, estavam a sair tão bem que decidi contar os seguintes vinte cinco que lançasse... em 25 enfiei 18 triplos!!!

Amanhã estou de folga, já tenho planos... Jogar basket à hora do almoço, e fazer um treino de ferro da parte da tarde...

Amunet

Eu sou um bocado preguiçosa, quero combater a minha celulite, que infelizmente é muita por culpa minha, comecei por saltar a corda, depois com os exames deixei, saquei um aplicação para fazer exercício, e até ia bem, mas esta semana ainda nada. Quero ver se na próxima já começo.

Hugão

heyy... sabes que não tens de começar numa segunda feira, não sabes?? podes começar já hoje... segunda feira já levas uns dias de avanço... hehehehe

Amunet

Eu sei, mas hoje no fim do trabalho nem a casa vou por isso não dá mesmo.

Hugão

Amunet

Hebe

Um excelente escape....faz bem á saúde manter a boa forma, e espairecer a cabeça ;)

clodagh

Eu faço caminhadas (não é aquelas a andar tipo passeio, é mesmo daquelas em que se anda quilómetros a bom ritmo até se ficar vermelho como um pimento e cheio de dores  :D) e corro. Gosto deste tipo de exercício por me ajudar a pensar, quando não consigo engolir um sapo ou tenho algo que me perturba lá vou eu correr, quando mais enervada mais rápido vou! Gosto dos efeitos que tem no meu corpo e principalmente a paz de espírito que me transmite.
"A philosopher once asked, "Are we human because we gaze at the stars, or do we gaze at them because we are human?" Pointless, really..."Do the stars gaze back?" Now, that's a question." ― Neil Gaiman, Stardust

Sky

Eu não tenho uma relação muito próxima com o exercício físico  :'(
Bem preciso, mas levo uma vida tão agitada que não consigo... ainda ontem jantei eram 22h e "aterrei" logo a seguir de cansaço  :'(

Hugão

Pois Sky, assim não dá, não... Quem não tem tempo para nada, como é que arranja tempo para o desporto?? Além disso, para se praticar um desporto, tem de se ter em consideração os tempos de descanso... É durante o descanso que o corpo recupera...

Amunet

Hugão

Boa Amunet... Tu prometeste e cumpriste... Sim senhora.. É isso mesmo. É esse o espírito.

Cris123

Boas pessoal.
Sou nova por aqui mas adoro desporto. Todos os dias corro uma média de 9 km e vou ao ginásio. Adorava praticar mma ou kick boxing mas na minha área de residência não há.
Desde que comecei a praticar desporto sinto me muito melhor mais animada e até a minha auto estima subiu um bocado heheh

Marcia

tetecruz todos os dias corres? e vais ao gym? essa fadiga ainda nao te chegou?

eu adoro desporto faço gym, e corro nem sempre o que devia mas corro, partecipo em algumas provas tais como meias maratonas :)....

Cris123

Sim todos os dias corro!!! E adoro!!! Quando não o faço sinto-me sem energia. Faz me bem ao corpo e a alma

Marcia

Sim eu entendo muito bem mas fogo todos os dias eu não aguentava depois para trabalhar como ia ser visto que faço muitos quilómetros a pé ... mas sim é uma terapia

Nice_Man

Exercício faz bem ao corpo e alma o meu exercício é bilhar snoker e pesca  :)
Portugal Sobrenatural - Comunidade Ligada ao Paranormal e Sobrenatural

Sky

Citação de: Nice_Man em Julho 27, 2017, 07:04:33

O meu, no pouco tempo que tenho, é levantamento de copos  :D :D

clodagh

Citação de: Sky em Julho 27, 2017, 09:36:19
Citação de: Nice_Man em Julho 27, 2017, 07:04:33

O meu, no pouco tempo que tenho, é levantamento de copos  :D :D

Vais contra a gravidade, já implica um certo esforço!  :D
"A philosopher once asked, "Are we human because we gaze at the stars, or do we gaze at them because we are human?" Pointless, really..."Do the stars gaze back?" Now, that's a question." ― Neil Gaiman, Stardust

Cris123

Citação de: Marcia em Julho 26, 2017, 23:45:59
Sim eu entendo muito bem mas fogo todos os dias eu não aguentava depois para trabalhar como ia ser visto que faço muitos quilómetros a pé ... mas sim é uma terapia
Eu trabalho na área da saude.... faço pelo menos uns 7/8km por turno por vezes mais até. E te garanto que comparando os dias que vou correr antes de ir trabalhar com os dias que não vou....a energia e a boa disposição nem se compara hehehe

Hugão

Eu como faço muito ferro, percebi que o levantamento de copos já não dava para mim... Não obtinha muitos resultados, os copos são leves... Tive de passar para as canecas...

Athena

Para quem raramente faz exercício, é melhor começar com caminhadas de 30 minutos e depois ir aumentado gradualmente. ;) ;) ;)
A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
(Albert Einstein)

arteycuerpo

Não é muito intenso, mas não faltam benefícios: a Yoga. Quis aliar o movimento a um bem estar emocional e mental.
Já fiz caminhadas, já pratiquei alguns exercícios em casa tipo HIIT ou com pesos, pilates,... mas depois parecia que deixava de evoluir e com isso vinha a desmotivação. Com a Yoga há sempre evolução, por mais pequena que seja: sinto maior flexibilidade, vou melhorando a execução de alguns movimentos e sinto-me mais confortável com o meu próprio corpo ou com a imagem que tenho dele. Não ganho muita massa muscular e nem perco muito peso, mas tonifico o corpo TODO. E aqueles escassos minutos de silêncio no final para relaxar, são a cereja no topo do bolo, fico logo com outra disposição. :)

Hugão

Ando à imenso tempo para começar com o yoga, mas não tenho tempo... Agora em Novembro vou ter férias, vou ver se arranco com isso... lá no ginásio há aulas, mas são num horário em que não posso...