Sonhos recorrentes com medo de imagens de igreja

Iniciado por Cassandra, Outubro 07, 2017, 14:26:38

Tópico anterior - Tópico seguinte

Cassandra

Olá a todos,
Tenho tido várias vezes sonhos repetitivos de que estou numa igreja mas tenho medo de ir sozinha a uma divisão que tem uma imagem de tamanho grande. Algumas vezes sonhei que a igreja era a mesma que pertence à mina antiga localidade, na qual já não vivo há quase treze anos. Contudo, a divisão que no sonho me assusta fica antes de chegar à sacristia e na realidade não existe. No sonho é uma divisão com iluminação baixa e forrada a brocado vermelho e com decoração de folha dourada. Num nicho alto tem uma a tal imagem grande que por vezes é de Nossa Senhora ou de Jesus. Para ir à casa de banho da sacristia tenho de passar por lá mas tenho muito receio e não consigo olhar para as imagens porque são muito assustadoras para mim.
Recentemente sonhei que estava hospedada numa hospedaria que tinha uma capela ao lado e o meu quarto era separado por uma parede fina que comunicava com o nicho do santo da capela. Não sei qual era mas sentia receio na mesma. Além disso os hóspedes tinham de ajudar a limpar a igreja e retirar os santos para limpá-los mas eu tinha receio de o fazer.
Noutro sonho um pouco menos recente o meu irmão mais velho comprou alguns santos de tamanho grande e como não cabiam na sua casa, decidiu deixá-los em casa de minha mãe. Disse à mãe que por favor não aceitasse as imagens em sua casa ( a qual é até demasiado pequena para guardar objetos volumosos ) e descobri que não acedeu ao meu pedido porque entrei um dia na casa que estava quase às escuras e deparei-me com imagens enormes de anjos, as quais assustaram-me e causaram-me angústia.

Não aprecio imagens religiosas muito grandes mas não tenho pavor delas. Além disso não sigo nenhuma religião em particular nem abomino a religião católica ou tenho qualquer interesse em segui-la exclusivamente.
"A melhor forma de prever o futuro é criá-lo."
Alan Kay

Athena

A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
(Albert Einstein)

Cassandra

Na maior parte das vezes não sei qual é o santo porque nem tenho coragem de olhar para ele. penso que na igreja com a divisão vermelha às vezes é uma Nossa Senhora ou algo como o sagrado coração de Jesus. Das outras vezes não sei. Também já sonhei há uns anos atrás que visitei uma igreja toda feita de madeira e com um estilo semelhante ao barroco. O ar mesmo visto de fora era tão pesado que tinha medo de lá entrar. Entrei e o interior também era de madeira. Penso que o ambiente pesado devia-se ao facto de ter havido algum assassinato lá dentro.
Alan Kay

arteycuerpo

Eu também já tive sonhos com igrejas ou com exposições de arte sacra, mas no meu caso além de medo, sentia-me ao mesmo tempo tentada a observar as estátuas/peças. Já sonhei com anjos e também com uma figura feminina com o manto azul (não sei se Maria ou outra).
Nunca percebi o verdadeiro significado, mas estes sonhos só aconteciam quando eu estava emocionalmente em baixo, ou tinha algo a afectar-me. Estando o problema resolvido, os sonhos cessavam.

Cassandra

Arteycuerpo, identifico-me com a explicação que deste. Na verdade, é quando estou mais em baixo que este tipo de sonho é mais recorrente. Recordo-me de quando era mais nova ter sonhado que estava num lugar aonde havia a imagem de uma Nossa Senhora de pedra branca que perdeu a cabeça e essa cabeça caíu e rolou atrás de mim.
Alan Kay

arteycuerpo

Eu gostava era de perceber se estes sonhos servem como um alerta de que não estamos bem (mas que não estamos sozinhos e tudo se vai resolver) ou se são pesadelos provocados por "entidades" mal intencionadas. Parece confuso, mas há um motivo para pensar assim.
Há algum tempo atrás, sonhava com frequência com estatuetas de Deusas, anjos, fadas, igrejas e túmulos. Na altura, ainda não tinha consciência, mas lançaram um mal sobre mim (sabia que algo me perturbava, mas desconhecia a origem). Quando o problema foi resolvido, os sonhos cessaram.
Antes disso, estes sonhos eram esporádicos e só aconteciam quando me sentia em baixo, sem rumo, perdida...
Quero acreditar que há alguém que olha por nós e que nos quer tranquilizar. Ao mesmo tempo, o medo sentido nesses sonhos também me faz questionar se não será o contrário, se nos querem pregar alguma partida e os seres/figuras que vemos nos sonhos estejam "mascarados" e o nosso inconsciente o percebe, manifestando pelo medo.
Devia ajudar-te e devo estar a baralhar ainda mais :D

Cassandra

Olha Artycuerpo, não me confundiste de mal nenhum. Até agora nunca me falaram dessa possibilidade de me quererem fazer mal. Quando pressinto que algo que me dizem está certo, sinto como o coração a ter um baque e foi isso que senti. Obrigado pela ajuda, ajudaste imenso. Realmente não é normal, sentir um terror tão grande ao sonhar com imagens religiosas.
Um abraço. :)
Alan Kay

arteycuerpo

Espero que encontres a origem desses sonhos e que possas dormir tranquilamente.
Beijinhos :)