Natal - O Três Reis Magos

Iniciado por Athena, Outubro 28, 2016, 12:33:43

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Athena



Os Três Reis Magos

Reis MagosOs três Reis Magos surgem como sábios vindos do Oriente com o propósito de venerarem o Menino Jesus, o novo Rei dos Judeus que tinha nascido.

O caminho até Belém onde se encontrava o Menino, é-lhes indicado por uma estrela, a Estrela de Belém e devido à grande distância percorrida pelos Reis Magos até lá, diz-se que a visita destes se fez no dia 6 de Janeiro.

É no Evangelho de S. Mateus que encontramos a única referência à existência dos Reis Magos. Foi no séc. V que Orígenes, erudito da igreja antiga e Leão Magno, sacerdote e mais tarde Papa e Santo, lhes conferem o título de Reis Magos. E só no séc. VII é que lhe foram atribuídos nomes: Gaspar ("aquele que vai inspeccionar), Baltazar ("Deus manifesta o Rei") e Belchior/Melchior/Melquior ("meu Rei é luz"). No séc. XV é associada uma raça a cada um dos Reis Magos, de modo a representar toda a raça humana que se conhecia na época.

Por tradição diz-se que são três devido aos três presentes oferecidos: Ouro, Incenso e Mirra. Crê-se que não seriam propriamente Reis mas talvez Sacerdotes, Conselheiros ou até Astrónomos.

Na antiguidade, era costume oferecer-se ouro a um Rei, incenso a um Sacerdote e mirra a um Profeta. Por isso Belchior, de raça branca, ofereceu ouro reconhecendo-Lhe realeza; Gaspar, representando a raça amarela, ofereceu-Lhe incenso atribuindo-lhe divindade e, finalmente Baltazar, de raça negra, ofereceu mirra que representava a imortalidade.

É na idade média que começa a devoção aos Reis Magos e, no séc. VI as suas relíquias são levadas de Istambul para Milão. Sendo já considerados Santos em 1164, foram levados para a catedral de Colónia, na Alemanha.

Actualmente, os Reis Magos fazem parte das tradições de Natal, nomeadamente pelas suas figuras, que são colocadas junto ao presépio. Celebram o nascimento de Jesus, através da sua visita e da oferta de presentes, criando-se a tradição de trocar prendas nesta época festiva. Daí que, em países como a Espanha, se proceda à troca de prendas só no dia 6 de Janeiro.

http://natal.com.pt/tradicoes-tres-reis-magos
A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
(Albert Einstein)

Mr.MorningStar

Na verdade o número dos reis não é afirmado na Bíblia, mas afirma que eram magos, assim como o fato de ele nascer numa manjedoura.

Citação1 - E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
11- E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
Mateus 2
Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

Athena

Os Magos seriam os especialistas em Alta Magia, como se designa hoje. Seriam Kabbalistas?
A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
(Albert Einstein)

Mr.MorningStar

Serem cabalistas é uma possibilidade, mas, os estudos recentes inclinam-se mais para sacerdotes ou conselheiros de estado Persas, oriundos de varias cidades-estado.
Há também quem afirme que eram sacerdotes zoroásticos, da comunidade de Qumrum, ou provenientes de Tebas.
Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

Pucca

Ai que agora é que vou para a fogueira........sabem que pela posição dos astros descrita nas escrituras Jesus não nasceu em Dezembro? Mas sim em Março? Andamos a celebrar o Natal na data errada?

;)

Saphira

Citação de: Pucca em Dezembro 12, 2016, 14:34:06
Ai que agora é que vou para a fogueira........sabem que pela posição dos astros descrita nas escrituras Jesus não nasceu em Dezembro? Mas sim em Março? Andamos a celebrar o Natal na data errada?

;)

Segundo um livro que li sobre astrologia, Jesus era mesmo do signo peixes (março).
A data de 25 de dezembro só foi escolhida porque já estava relacionada com um deus pagão do sol.
"As distâncias maiores que devemos percorrer estão dentro de nós mesmos." - Charles de Gaulle

Pucca

Acredito que sim. muitas datas pagãs foram usurpadas pela igreja exactamente para acabar com o paganismo. O Solstício de Inverno, onde Yule, o menino da promessa; semente de luz na mitologia Celta, começa a vencer as trevas e os dias a ficarem mais longos (entre os dias 21 e 22 de Dezembro).

Ainda hoje comunidades pagãs, Wicca e Druidismo celebram o Festival de Yule em vez do Natal.

Saphira

Bonita história essa do Yule  :) para mim faz muito mais sentido esse tipo de pensamentos, do que as coisas impostas pela religião.
Cada vez me sinto mais atraída para a comunidade Wicca, mas tenho resistido.

Bora Pucca, vamos as duas para a fogueira  :D
"As distâncias maiores que devemos percorrer estão dentro de nós mesmos." - Charles de Gaulle

SiuL

Oi :-)

Há no entanto outros estudos mais recentes que apontam para que Cristo tenha nascido mesmo por volta do 25 de dezembro, inícios de janeiro. Resumidamente, a chave está na altura em que o seu primo João Baptista foi concebido.

Pelo estudo na genealogia de Zacarias, pai de João Baptista e sacerdote do templo, soube-se que ele pertencia a um grupo de sacerdotes que estaria "de turno" no templo nos finais de setembro (pelos meses atuais). Segundo a Bíblia, Zacarias soube - quando estava no templo, a exercer as suas funções - que Isabel, já idosa, estava grávida de João Baptista.

O Evangelho de Lucas indica que Jesus foi concebido no ventre de Maria seis meses depois de João Baptista ser concebido no ventre de Isabel. Se João Baptista foi concebido entre os dias 24-25 de setembro, Jesus foi concebido em março (25 de Março, segundo a tradição cristã, seis meses depois de São João) tendo, portanto, nascido realmente em finais de dezembro/principios de janeiro.

Uma antiga tradição do II século também afirma que Jesus morreu exatamente no mesmo dia em que foi concebido, ou seja no dia 25 de março do ano 33, embora a data mais provável e aceite da sua morte tenha sido ao fim do dia 3/principio do dia 4 de abril do ano 33 (os judeus acabavam um dia e começavam outro com o pôr do sol).

Como há um desfasamento de quase 7 anos desde a contagem histórica e a contagem cronológica do nascimento de Jesus, não se sabe ao certo em que ano "aquela" Páscoa aconteceu... caso contrário, era fácil saber, uma vez que a Páscoa (tanto a judaica como a cristã) é sempre no domingo seguinte à primeira Lua Cheia da Primavera. Em todo o caso, foi certamente numa sexta-feira entre 25 de março e 4 de abril que Cristo morreu.


Mas na verdade, quase todas as datas cristãs estão relacionadas com datas mais antigas que já eram celebradas nas festas pagãs :-) O que não invalida que tivessem acontecido mesmo nessas alturas. Na minha opinião, é perfeitamente possível que Cristo tenha nascido e morrido nessas datas.
"Três velas que iluminam qualquer escuridão:
Verdade, Natureza e Conhecimento"

- Antiga Tríade Irlandesa

Athena

CitaçãoIsabel, já idosa, estava grávida de João Baptista.

Essa teoria de ser "idosa" é relativa, pois naquele tempo as pessoas vivam menos, considerando o tempo actual.
Tendo em conta que as meninas judias casavam por volta dos 13, 14 anos (a seguir à menarca) e passaram muitos anos sem que concebesse, poderia avançar com a hipótese de ter sido 20 ou 25 anos depois do casamento, o que daria a idade de 33 a 38 anos de idade actual.
Naquele tempo era uma idade avançada, mas hoje já não.
Na Idade Média da nossa era, as pessoas mais saudáveis, viviam até aos 45 anos aproximadamente  :)
A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.
(Albert Einstein)

Mr.MorningStar

Citação de: Pucca em Dezembro 12, 2016, 14:34:06
Ai que agora é que vou para a fogueira........sabem que pela posição dos astros descrita nas escrituras Jesus não nasceu em Dezembro? Mas sim em Março? Andamos a celebrar o Natal na data errada?

;)

Não vais para a fogueira, os registos históricos apontam até para a data de 14 de Abril entre o ano 6 / 7 a.C. Claro que isto, é com base num registo romano, não se pode afirmar com certeza de que era Jesus e os pais Maria e José, pois eram nomes muito comuns na altura. Pelos cálculos astronómicos há a variante entre Março e Maio. Além disso, as escrituras mencionam que os pais iam a caminho de Jerusalém para o dever anual de sacrificar no templo e que havia uma grande afluência na cidade e dai o fato de Jesus ter nascido num estábulo por não haver lugares nas estalagens e não por ser pobre, pois os pais descendiam da linhagem real.

Não foi só a data que foi adopta para combater a festividade do solstício celta, a igreja adotou muitas tradições pagãs para combater o paganismo e o judaimos. Como o dia de todos os santos com a festa das velas judaica pelos mortos, a Pascoa cristã para anular a Páscoa Judaica (Êxodo), a celebração e o culto de santos e de Maria para manter chamar os politeístas do antigo império romano à religião, a santíssima trindade a par do hinduísmo.

Para terem noção a Igreja Católica viola o primeiro mandamento que diz só poder adorar a um Deus... e quantos rituais de adoração eles têm?

Não sei porque acham que vão para a fogueira mais cedo que eu...que já fui excomungado... e recebi várias ameaças de porrada por dizer a verdade.

Há já me esquecia... Jesus ressuscitou numa Segunda... morreu e após três dias ressuscitou e não ao terceiro dia... a mudança de dia foi para abolir o Sabath ou o Sábado do descanso judaico que adoravam nesse dia, representando o sétimo dia da criação, o descanso.

Queimem o Mr.MorningStar!!!!
Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.

Pucca

Mr. MorningStar, acho que já temos o lugarzinho quentinho reservado na fogueira. Mas concordo em absoluto com o que dizes. E acrescento que depois foi a "guerra das datas" para as religiões se atropelarem umas ás outras...todos nasceram a 25 de Dezembro, Krishna, Horus, Jesus, Sidarta, etc.

Mr.MorningStar

Citação de: Pucca em Dezembro 13, 2016, 19:51:05
Mr. MorningStar, acho que já temos o lugarzinho quentinho reservado na fogueira. Mas concordo em absoluto com o que dizes. E acrescento que depois foi a "guerra das datas" para as religiões se atropelarem umas ás outras...todos nasceram a 25 de Dezembro, Krishna, Horus, Jesus, Sidarta, etc.

A fogueira só me faz cocegas... afinal sou o dono do Inferno (Lucifer MorningStar)...   ;D


[offtopic]Concurso da páscoa- descoberto por tanya[/offtopic]
Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.